Doenças comuns

Como tratar a bronquite de forma correta e solucionar esse problema?3 min read

As doenças respiratórias englobam uma gama de patologias que acometem tanto as vias aéreas superiores quanto as inferiores. Nesse seguimento, são conhecidos diversos processos inflamatórios, como rinite, sinusite, bronquite, entre outros.

Os brônquios são estruturas responsáveis pela passagem do ar, o qual parte da traqueia e vai para os pulmões. Sendo assim, eles devem estar em bom funcionamento para que isso seja possível.

A bronquite figura como uma disfunção em um dos componentes respiratórios. Quer descobrir que disfunção é essa? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é bronquite e quais as suas causas?

A bronquite é a consequência de um processo inflamatório desenvolvido na parede dos brônquios — ou seja, nas estruturas análogas aos tubos que permitem a passagem de ar para os pulmões. O epitélio de revestimento brônquico é composto por glândulas secretoras de muco, que são importantes para o organismo, protegendo o local contra desidratação e, ainda, tem caráter bactericida.

Embora seja fundamental no combate às bactérias, quando um processo infeccioso se desenvolve, a produção de muco torna-se excessiva, provocando tosse intensa com secreção, falta de ar e o que é conhecido popularmente como chiado.

Quais são os tipos de bronquite?

De modo geral, a bronquite pode ser caracterizada em aguda ou crônica. A seguir, vamos esclarecer sobre cada um dos tipos.

Bronquite aguda

É o tipo mais comum, decorrente de uma infecção viral — na maioria dos casos — e acompanhada por uma gripe. Os sintomas desaparecem em alguns dias, porém a tosse pode ser um pouco mais persistente.

Bronquite crônica

Tem como principal causa o tabagismo. Pessoas fumantes são mais propensas a desenvolver doenças respiratórias, sendo a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) uma das principais. Ela é uma condição que associa duas patologias: a enfisema pulmonar e a bronquite crônica. Por ter causa estabelecida há longo prazo, os sintomas podem perdurar por meses ou até mesmo anos.

Além dos sintomas básicos de bronquite, nesse tipo também é observada cianose, ou seja, algumas regiões do corpo se tornam arroxeadas devido ao baixo nível de oxigênio.

Além do tabagismo, há outras situações que podem ocasionar no desenvolvimento do problema, como a exposição aos gases tóxicos e o processo alérgico conhecido como bronquite asmática.

Como fazer o diagnóstico de bronquite?

Quando forem detectados os principais sintomas de bronquite, é fundamental que o enfermo procure por um profissional especializado, como: clínico geral, alergista, imunologista e até mesmo o pediatra, visto que uma das faixas etárias mais acometidas pelo problema é na infância.

A tosse persistente, com secreção espessa, esverdeada/amarelada e mau cheirosa representa o principal sintoma. Além disso, ela pode ser acompanhada, ainda, por sangue e provocar falta de ar.

Quais são os tratamentos para bronquite?

Uma vez diagnosticado como bronquite, é de suma importância iniciar o tratamento para alívio dos sintomas. Sendo preciso, primeiramente, eliminar a fonte de irritação que provoca a disfunção pulmonar.

No tipo agudo, o tratamento é sintomático, visto que a infecção é viral. Portanto, é recomendado repouso, ingestão de líquidos e administração de antipiréticos. Pode ser utilizado, ainda, um inalador para abrir as vias aéreas.

Por outro lado, a bronquite crônica não tem cura. Por representar uma condição estabelecida, a conduta adotada visa melhorar a qualidade de vida e diminuir os impactos da doença. Dessa forma, são administrados esteroides e broncodilatadores inalados.

Concluímos, então, que a bronquite é uma doença prevalente na sociedade e que exige condutas para melhorar a qualidade de vida. Ressaltamos que o tabagismo é um dos maiores causadores do problema, sendo necessária sua interrupção e a adoção cuidados que minimizem os efeitos deletérios a longo prazo.

Viu como é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível? Entre contato conosco agora mesmo e agende uma consulta com um médico especialista!

CTA - Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up