Doenças comuns

Conheça os Sintomas da Gastrite e as Principais Causas3 min read

Sintomas da Gastrite

A gastrite é uma inflamação (ou infecção) na mucosa do estômago, órgão responsável por realizar a digestão. Essa mucosa reveste-o para protegê-lo dos ácidos por ele mesmo produzidos. Os sintomas da gastrite são causados pelo desconforto da inflamação.

Essa situação pode durar algumas horas, dias, ou até anos, necessitando de cuidados prolongados para evitar o desenvolvimento de doenças mais graves. Pensando em como a gastrite merece atenção redobrada, separamos algumas informações que vão ajudar a identificá-la. Acompanhe conosco!

Tipos de gastrite existentes

Existem vários tipos, e para cada um há uma causa diferente. Por isso, vamos explicar um pouco de cada uma delas:

Gastrite Nervosa

É caracterizada por aparecer em situações em que o indivíduo passa por estresse, ansiedade e nervosismo. Seus sintomas envolvem: azia, vômito, arrotos frequentes e sensação de estômago cheio.

Para tratamento, geralmente são prescritos medicamentos como calmantes e antiácidos, associados à dieta e atividades físicas, com a intenção de diminuir os períodos estressantes da pessoa.

Gastrite Aguda

Esse tipo é causado pela bactéria H. pylori, presente no estômago de 80% das pessoas. Seus sintomas consistem em náusea acompanhada de vômito e dores locais. O tratamento é realizado com prescrição de antibióticos, antiácidos, dieta e exercícios, pelo gastroenterologista. Caso não seja tratada adequadamente, pode evoluir para a crônica.

Gastrite Crônica

Tem como característica os sintomas prolongados, com aumento gradual da gastrite. Se não tratada, pode arruinar a mucosa e paredes do estômago. Para casos em que a gastrite foi causada pela bactéria H. pylori, na maioria das vezes o médico prescreve antiácidos, protetores gástricos e também antibióticos. Além disso, é feita a suplementação com vitamina B12, já que essa categoria pode desenvolver anemia.

Gastrite Eosinofílica

É caracterizada pelo aumento das células imunes no estômago. Esse quadro causa inflamação e tem como sintomas: náusea, azia e vômito. É mais comum em pessoas com algum tipo de alergia. Para esse tipo, o tratamento geralmente é realizado com corticoides.

Gastrite Enantematosa

Esse tipo de gastrite ocorre quando a inflamação acontece na parede mais profunda do estômago. Isso pode acontecer devido a infecções bacterianas, doenças autoimunes, abuso de álcool, aspirinas e anti-inflamatórios. Os sintomas apresentados são: gases, vômito e indigestão. O tratamento consiste no uso de antiácidos e dieta pobre em gordura, açúcar e cafeína.

Sintomas da gastrite

Os sintomas dessa doença quase sempre começam com desconforto e, gradativamente, se intensifica, transformando-se em dores difíceis de suportar. Os mais comuns são:

  • azia;
  • arrotos frequentes;
  • dor em região abdominal;
  • sensação de estômago cheio;
  • enjoo;
  • dores de cabeça;
  • falta de apetite;
  • vômito;
  • fraqueza;
  • gases;
  • indigestão;
  • refluxo.

Em caso de sangramento da parede estomacal, a pessoa pode apresentar vômito ou fezes escuras, indicando a presença de sangue.

Maneiras de diminuir os sintomas

Um médico deverá ser procurado assim que o desconforto aparecer. O tratamento com um especialista é essencial para restaurar a saúde e evitar maiores complicações. No entanto, existem medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas, como adotar uma dieta adequada.

É importante evitar alimentos que irritam a mucosa do estômago, como frituras, doces, bebidas alcoólicas, produtos industrializados, frutas ácidas, bebidas gasosas, entre outros. Exercícios físicos também contribuem para a melhora do quadro, assim como parar de fumar. Lembre-se, em nenhum caso faça a automedicação.

Você pôde conhecer os sintomas da gastrite e a importância de consultar um médico assim que forem identificados. Não negligencie sua saúde nem a de sua família, aproveite as facilidades e agende sua consulta até mesmo sem sair de casa!

Este artigo foi útil? Então assine nossa newsletter para receber conteúdos como este!

CTA - Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up