Cuidados com a Saúde

Doença nos Olhos: 4 Itens que Precisam ser observados

doença nos olhos

Ir ao oftalmologista regularmente deveria ser um hábito comum para a prevenção de inúmeras doenças e danos oculares entre a população. Mas quando isso não acontece, alguma doença nos olhos pode ocorrer.

Por conta disso, muitos sofrem com diversos problemas nos olhos, como catarata e ambliopia, enfermidades que pioram consideravelmente a qualidade de visão e bem-estar do paciente.

Quer saber a melhor forma de cuidar e não ter doença nos olhos? Confira a seguir uma lista com quatro itens que precisam ser observados para cuidar da sua visão e perceber sinais também na sua família.

1. Idade

Todo indivíduo acima de 50 anos deve procurar um médico oftalmologista. Com o passar dos anos é natural que a percepção visual sofra uma diminuição, ou seja, a qualidade da imagem que é enxergada passa a não ser tão nítida ou boa como antes.

Isso acontece porque a pressão dentro dos olhos passa a ser maior e assim a lente natural (cristalino) sofre oscilações, portanto, é importante que a visita a um consultório seja mais frequente para evitar problemas sérios.

2. Portador de doença crônica

Entende-se por doença crônica tudo aquilo que precisa ser controlado para o resto da vida com remédios. Exemplos clássicos dessas é a hipertensão arterial sistêmica (mais conhecida como pressão alta) e diabetes. Essas duas doenças são as principais causas de perda de visão entre pacientes adultos acima de 40 anos e idosos.

O mecanismo de perda dessa visão resumidamente falando, seria por meio da alteração na circulação dos vasos sanguíneos que irrigam os olhos. Logo, se a sua pressão ou glicemia (açúcar no sangue) estão descompassados, são importantes fatores de risco para piora da saúde dos seus olhos.

3. Olhos vermelhos

Os olhos vermelhos podem fornecer dados sobre sintomas ou condições do paciente, desde irritações simples até lesões irreversíveis. Vale ressaltar que a região é bastante sensível e pode sofrer danos quando exposta à radiação solar, cloro da água e infecções por vírus ou bactérias.

Então, se os olhos permanecerem vermelhos por vários dias é fundamental que você procure um especialista.

4. Visão embaçada

Esse é um dos sinais mais frequentes quando falamos sobre a doença nos olhos. A perda visual gradativa é sinônimo de que algo está errado.

A visão embaçada quando associada à dores de cabeça pode indicar desde quadros leves, como aumento do grau do óculos, até doenças fatais para perda de visão completa, como o glaucoma.

Por conta da correria do dia a dia, pequenos incômodos nos olhos não são levados a sério e infelizmente acabam se transformando em problemas piores. Por isso, não espere que os sintomas se agravem para que a ajuda de um profissional seja solicitada, busque assim que o desconforto aparecer.

As possíveis doenças nos olhos não pode ser deixada em segundo plano. Busque sempre ir ao consultório médico, organize melhor seus horários, procure clínicas compatíveis ao seu orçamento, assim como próximas às suas residências.

Gostou da nossa postagem? Se restou alguma dúvida, deixe um comentário que ficaremos felizes em responder e ajudar você.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply