Cuidados com a Saúde, Doenças comuns, Saúde e bem estar

Doenças respiratórias: quais as principais e como preveni-las

Doenças respiratórias

É só chegar o inverno que as temidas doenças respiratórias começam a ficar em evidência e, de repente, parece que todo mundo está ficando doente. No entanto, saiba que é possível evitá-las com simples cuidados diários e idas regulares ao médico.

Se você deseja evitar essas doenças, confira a seguir os problemas mais comuns na época do inverno e as dicas de como preveni-los. Boa leitura!

Gripe e resfriado

Gripes e resfriados são as doenças respiratórias mais comuns e surgem principalmente durante o inverno. Isso acontece porque durante essa época é comum que as pessoas se aglomerem em lugares fechados e sem ventilação para evitar a friagem e manter o ambiente mais aquecido, favorecendo a proliferação do vírus ou bactéria.

Para evitar as temidas dores de garganta, febre, cansaço, tosse, entre outros sintomas, é necessário deixar as janelas abertas para que o local ventile, evitar ficar em locais fechados com pessoas gripadas e lavar bem as mãos, utilizando álcool em gel sempre que possível.

Além disso, promover hábitos saudáveis também faz com que o corpo combata melhor essas doenças e evita o desenvolvimento de um resfriado forte. Sendo assim, descanse por ao menos 8 horas ao dia, beba bastante água e tenha uma alimentação saudável e balanceada.

Rinite

A rinite é caracterizada pela inflamação das mucosas do nariz. Diferente das outras doenças, não é contagiosa, mas trata-se de uma doença crônica que não tem cura. No entanto, com tratamento é possível que a pessoa consiga manter os sintomas (coceira no nariz, espirros, coriza, etc.) sob controle.

Por mais que a rinite não seja causada por vírus, ela também é bastante comum no inverno, afinal, durante essa época é comum ter maior contato com os principais componentes alergênicos: poeira, fungos e ácaros. Esse contato geralmente acontece pelas roupas, cobertores e se intensifica pela falta do sol.

Para se prevenir de uma crise de rinite é necessário manter o ambiente livre de poeira e ácaros e controlar as crises com medicamentos indicados por um clínico geral ou médico otorrinolaringologista. Sendo assim, mantenha a casa sempre limpa, evite tapetes e cortinas, troque periodicamente as roupas de cama e o travesseiro e evite o contato com pelos de animais.

Sinusite

A sinusite nada mais é que a inflamação dos seios da face. Ela pode ocorrer devido a uma alergia ou ao contato com bactérias, fungos e vírus. Independentemente da causa, os casos de sinusite aumentam de forma significante durante o inverno

Você sabia que tanto a rinite quanto os resfriados e gripes podem vir a desencadear a sinusite caso não sejam tratados de forma adequada? Dessa forma, é essencial tomar os mesmos cuidados para evitar as demais doenças já abordadas.

Portanto, é indispensável manter o corpo hidratado, evitar locais fechados e com ar-condicionado ligado, bem como evitar contato com poeira e ácaros. Além disso, caso você sofra de rinite ou pegue um resfriado, é imprescindível tomar os cuidados necessários e seguir as orientações de um clínico geral para que esses problemas não venham a desencadear a sinusite.

Sendo assim, lembre-se de se vacinar; se alimentar corretamente; manter o ambiente limpo e arejado; respirar sempre pelo nariz; lavar bem as mãos sempre que possível; entre diversos outros cuidados diários simples, mas essenciais para se prevenir contra as principais doenças respiratórias durante o inverno.

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros temas sobre saúde e bem-estar.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply