Cuidados com a Saúde, Doenças comuns, Saúde e bem estar

Exames para mulheres: saiba quais são e como eles ajudam na saúde feminina

Exames para mulheres

Uma das melhores formas de cuidado com a saúde, sem dúvida, é a prevenção. Se você quer se manter saudável, então, recomenda-se procurar um ginecologista pelo menos uma vez ao ano para realizar todos os exames para mulheres indicados para sua faixa etária.

A partir da primeira menstruação, já é preciso visitar regularmente o ginecologista, uma vez que são esse cuidado pode fazer a diferença mais tarde, para uma vida reprodutiva bem-sucedida. As consequências de não adotar uma rotina saudável, com acompanhamento médico e realização dos exames podem ser graves. Você não vai arriscar, não é verdade?

Então, quer se informar melhor sobre os exames para mulher e cuidados imprescindíveis para manter em forma a sua saúde? Continue a leitura!

Confira os exames essenciais para a saúde da mulher

Alguns cuidados preventivos são recomendados antes mesmo do início da vida sexual. A vacina contra HPV é um deles, já que combate o vírus que causa condiloma, grande parte dos cânceres do útero e Hepatite B.

Independentemente da idade, especialistas ressaltam que a consulta de rotina ao ginecologista é imprescindível. Com o início da puberdade, o sistema reprodutor feminino passa por diversas alterações, sendo importante a avaliação médica periódica. Nesse sentido, realizar os exames solicitados faz parte do cuidado.

A seguir, confira alguns dos principais exames para mulheres:

Ultrassom nas mamas

É recomendado que esse exame seja realizado uma vez por ano em mulheres a partir dos 40 anos, com o objetivo de identificar anomalias nos seios que possam desencadear problemas graves, como, por exemplo, um câncer de mama.

Papanicolau

O papanicolau é um exame que busca a identificação de células cancerígenas na região do útero (mais especificamente no colo do útero), além de doenças infecciosas como gonorreia, clamídia, triconomas, candidíase e a contaminação pelo HPV.

O exame é recomendado para todas as idades e deve ser realizado com a mesma frequência da mamografia, ou seja, uma vez por ano.

Colposcopia

Esse exame fornece uma análise visual do colo do útero, ampliada com ajuda de uma lupa e fonte de luz. O exame visa detectar possíveis infecções, anormalidades ou vestígios de doenças.

A colposcopia é indicada para mulheres de mais de 20 anos que têm vida sexual ativa, pelo menos uma vez ao ano— nos três primeiros anos, sem interrupção. Diante da ausência de anormalidades, o médico poderá indicar a frequência.

Glicemia, colesterol e triglicérides

Esses são exames laboratoriais do sangue que previnem doenças cardiovasculares e diabetes. Devem ser realizados por qualquer mulher por volta dos 35 anos. Mulheres hipertensas, fumantes, com obesidade e colesterol elevado fazem parte do grupo de risco e, portanto, merecem mais atenção.

Além de todos os exames para mulheres considerados básicos, recomenda-se ultrassom pélvico transvaginal, vulvoscopia, captura híbrida e exames de sangue. Eles também atuam na prevenção de lesões no colo do útero, cistos nos ovários, miomas, endometriose, infecções e outros problemas.

Como você pôde notar, a saúde feminina não é extraordinária: necessariamente exige cuidados preventivos que poderão assegurar melhor qualidade de vida e evitar problemas futuros. Entretanto, essa garantia se dá por meio da realização de exames para mulheres indicado pelo especialista no assunto, o ginecologista.

Agora que você já se informou sobre a importância dos cuidados preventivos, que tal continuar por dentro de todas as novidades? Nos acompanhe em nossas redes sociais, Facebook e Linkedin!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply