Cuidados com a Saúde, Saúde e bem estar

Médico de garganta: qual especialista procurar?3 min read

médico de garganta

Cardiologista, dermatologistaginecologista… É normal ficar confuso no meio de tantas especializações médicas e não saber qual profissional recorrer na hora da emergência. Para evitar isso o máximo possível, o post a seguir tem o objetivo de apresentar o especialista médico de garganta, além de mostrar os principais problemas relacionados a essa parte do corpo. Confira!

Qual é o especialista médico de garganta?

O especialista em problemas na garganta é o otorrinolaringologista — ou otorrino, para os íntimos! Basicamente, ele é responsável por tratar todas as doenças que acometem o nariz, ouvido e a região em destaque de hoje: a garganta, a qual corresponde aos órgãos laringe e faringe.

Ele deve ser procurado sempre que a pessoa sentir desconforto na região, dor de cabeça e até mesmo ao sofrer de doenças respiratórias.

Quais são os principais problemas de garganta?

Agora que você já tem conhecimento sobre a atuação do otorrino, vamos falar um pouco sobre as principais doenças relacionadas à garganta. Vale ressaltar que todas elas devem ser diagnosticadas por um profissional, para que possa ser adotado o tratamento adequado.

Amigdalite

Trata-se de uma inflamação que acontece nas amígdalas, estruturas redondas e pequenas que estão localizadas mais ao fundo da boca.

Formalmente conhecidas como amígdalas palatinas, essas estruturas têm a função de proteger o nosso organismo de infecções externas, além de colaborar diretamente na produção de anticorpos, fortalecendo a imunidade.

Alguns dos sintomas mais comuns de processos inflamatórios envolvem dor de garganta, febre, mal hálito, perda de apetite, obstrução do canal no momento de engolir, assim como inchaço dos gânglios do pescoço.

De início, é importante que se trate apenas os sintomas, fazendo o devido uso de analgésicos e antitérmicos, e melhorando a alimentação, dando prioridade a alimentos que fortalecem a imunidade do corpo. O foco é aliviar a dor e deixar que o próprio organismo vença a atuação do vírus invasor.

Caso o quadro inflamatório não apresente melhoras e o paciente continue se sentindo mal, será necessário combater o problema com antibióticos.

Laringite

A laringite é outra doença relativamente comum que afeta a região da garganta. É uma infecção que acontece no processo de inspiração do ar do nariz para os pulmões, causando rouquidão, dificuldade de respiração e perda de voz — sem provocar dor.

Geralmente, é causada por vírus, mas também pode ser provocada por bactérias e fungos, além do uso excessivo das cordas vocais, tosse, abuso de álcool e tabaco. Ela também pode estar associada à pneumonia ou bronquite, podendo, ainda, ser uma crise crônica ou aguda — dependendo da sua duração.

É interessante fazer uso de pastilhas de garganta, analgésicos ou gargarejos com água morna e sal para aliviar a dor, que pode ser muito forte. O tratamento, porém, deve ser focado na causa da infecção como um todo, podendo variar de acordo com a origem da doença.

É extremamente importante procurar um especialista médico de garganta após sentir os primeiros sintomas porque, por mais que aparente ser uma dor passageira, é sempre possível ocorrer uma evolução no quadro para um ponto crítico.

Agora, você já conhece o papel e a importância que o especialista médico em garganta tem no cuidado da saúde. Uma vez informado, é possível tomar decisões melhores para tratar do seu corpo com o devido carinho!

E você? Precisa de uma consulta com o otorrinolaringologista ou qualquer outra especialização médica, mas não tem condição financeira para pagar um plano de saúde? Então, descubra como ter uma consulta médica barata e de qualidade!

CTA - Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up