Saúde e bem estar

Orçamento Familiar: Conheça 4 itens Essenciais para Montar um3 min read

orçamento familiar

O orçamento familiar é uma maneira de identificar e controlar as despesas da família de forma que essas não ultrapassem o valor da renda doméstica. Esse instrumento ajuda a manter as finanças equilibradas, alcançar objetivos e administrar imprevistos.

Para montar um orçamento familiar, controlando gastos e ganhos, não é necessário conhecimento profundo em finanças, basta organização e planejamento. Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, separamos alguns itens que devem ser considerados. Continue conosco para conferir!

1. Alimentação

A alimentação é uma despesa fixa/variável (contabilizada todo mês, mas com valores que podem variar segundo a intensidade de seu consumo) que deve ser considerada no momento de planejar o orçamento familiar. Com a oscilação nos preços dos alimentos, os gastos nessa categoria nem sempre são os mesmos.

Por esse motivo, é importante manter o controle mensal em um orçamento para conhecer a média de gastos e observar se existem desperdícios. Dessa forma é mais fácil identificar e evitar gastos supérfluos.

2. Lazer

Para determinar os gastos dessa categoria, é necessário definir o que você considera lazer. Aqui vão algumas atividades que podem ser inseridas nesse grupo:

  • academia;
  • TV à cabo;
  • festas;
  • refeições fora de casa;
  • eventos (teatro, festas, shows);
  • viagens, entre outras.

Apesar de ser necessário na vida de qualquer pessoa, por ser um gasto variável (que pode ser reduzido ou eliminado), o lazer é a primeira despesa a ser cortada em épocas de crise. Isso acontece porque, para muitos, o lazer é considerado algo dispensável em relação às outras despesas.

3. Moradia e serviços

A moradia é um item que faz parte das despesas fixas (aquelas que não podem ser cortadas do orçamento). Pode ser representada por pagamento de aluguel, financiamento, impostos, condomínio ou seguro.

Embora não seja possível economizar nessa área, essa é uma despesa que não causa surpresa. Ao ser acrescentado no orçamento familiar, o valor terá alterações somente em casos de reajustes anuais.

4. Saúde

Manter a saúde da família em dia ajuda a evitar doenças e melhora a qualidade de vida. Cuidados especiais que devem ser tomados em relação à saúde do homem, da mulher, dos idosos e das crianças.

De todas os itens citados, esse é um dos mais importantes e requer maior atenção. Essa deve ser uma despesa fixa no orçamento familiar, ainda que não seja utilizada naquele mês.

Valores gastos com medicamentos, exames, consultas e outros itens relacionados devem ser contabilizados.

Muitas vezes, contratar um plano de saúde não é acessível, nem viável, e utilizar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) nem sempre é possível devido à demora nos agendamentos e atendimentos emergenciais. No entanto, algumas alternativas podem facilitar o acesso a serviços de saúde de qualidade.

A tecnologia pode ser uma grande aliada, contribuindo para facilitar o atendimentos especializados, de qualidade e por um preço acessível, como acontece no agendamento de consultas online.

Plataformas de consultas médicas privadas online oferecem exames e atendimentos com médicos especialistas, por valores menores, que permitem agendamento de acordo com a disponibilidade do cliente. O paciente é atendido em uma clínica particular pelo preço de uma clínica popular.

Como você pôde ver, o orçamento familiar contribui para identificar e controlar as finanças da família, permitindo cortar gastos desnecessários e concentrar-se em despesas indispensáveis, como saúde e bem-estar dos familiares.

Gostou dessas informações? Quer ficar em dia com nossas dicas? Basta curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas publicações!

CTA - Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up