Cuidados com a Saúde

Pressão Alta: Conheça os 5 Principais Sintomas

Pressão Alta

Segundo o Ministério da Saúde, o valor normal da pressão arterial é de 120/80mmHg. A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pela pressão acima de 140/90mmHg. A maioria das pessoas não manifesta sintomas de pressão alta, mas alguns sinais podem servir como alerta para identificá-la.

Ela ocorre quando há o estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos, causando o aumento da pressão sanguínea por meio do esforço de contração do coração e paredes arteriais, para bombear o sangue com mais força pelo corpo.

Apesar de não ter cura, deve ser devidamente tratada para evitar o aumento e desenvolvimento de problemas de saúde, como comprometimento renal, infarto e acidente vascular encefálico (AVE). A seguir, separamos as principais informações sobre a hipertensão arterial, continue conosco e confira!

Sintomas de pressão alta

A hipertensão é conhecida como uma doença silenciosa, sendo comum não sentir nenhuma alteração enquanto apresenta picos de pressão. Embora muitas vezes os sintomas não estejam presentes, alguns deles podem aparecer quando ela está elevada. Os 5 mais comuns que podem ser um sinal de alerta são:

  1. tontura e zumbido no ouvido;
  2. falta de ar;
  3. palpitação com dor no peito;
  4. dor de cabeça, principalmente na região da nuca;
  5. alteração na visão, como a visão dupla ou embaçada.

Além desses, outros sintomas como sangramento nasal e enjoo também podem ser apresentados.

Causas e fatores de risco

As causas da pressão alta podem ser relacionadas com o histórico familiar (filhos de hipertensos tem 30% de chances de desenvolver a doença), obesidade, estresse, envelhecimento (perda de sensibilidade nas artérias durante os anos), e hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e alimentação rica em sal. Os fatores de risco também podem estar associados à:

  • etnia, com prevalência maior em pessoas negras e asiáticas;
  • menopausa, pois a diminuição dos hormônios danifica as artérias;
  • tabagismo;
  • excesso de bebida alcoólica;
  • diabetes;
  • doenças renais;
  • hipertireoidismo.

Diagnóstico

Por nem sempre apresentar sinais e sintomas que possam auxiliar no diagnóstico da hipertensão, é preciso estar sempre em dia com as consultas e check-ups médicos. Durante um exame de rotina, o médico poderá aferir a pressão (utilizando o esfigmomanômetro) e detectar rapidamente alguma alteração.

É importante que a pressão seja medida pelo menos 3 vezes para confirmação, em dias diferentes, e seguindo as instruções do especialista para que o resultado seja fidedigno. Caso reste alguma dúvida, o profissional ainda pode solicitar outros exames, como o holter, em que a pressão arterial é aferida por várias vezes ao longo de 24 horas.

Perigos da pressão alta

Se não for controlada, a hipertensão pode lesionar órgãos vitais, como os rins, artérias, coração e cérebro. Além disso, pode ocasionar complicações como AVE, doença renal crônica, infarto agudo do miocárdio e arritmia cardíaca.

Tratamento e prevenção

Na maior parte dos casos a hipertensão não tem cura. No entanto, pode ser controlada com medicamentos (prescritos por médicos ao constatar a doença), mudança no estilo de vida e hábitos alimentares.

Deve-se eliminar hábitos nocivos, como excesso de álcool e cigarro, e investir em práticas saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável, e reduzir a quantidade de sal ingerido.

Lembre-se que as consultas não devem ser realizadas somente ao sentir qualquer um dos sintomas de pressão alta que foram citados, mas também com regularidade. Procure um cardiologista e faça o acompanhamento anualmente para evitar surpresas e manter o seu bem-estar. Atualmente, há a opção de marcar consultas com preços acessíveis, de forma fácil e rápida por aplicativos. Portanto, não há mais desculpa para negligenciar sua saúde!

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter e receba no seu e-mail assuntos relacionados à saúde e bem-estar!

You Might Also Like

2 Comments

  • Responder Ana Re Campello março 10, 2019 at 4:32 pm

    Encantada !! Preços acessíveis e atendimento nota 1000
    Profissionais comprometidos com carinho e amor com seus pacientes.
    Trato minha mãe Elodina Campello por aí e estou muito satisfeita
    SUPER RECOMENDO!!

    • Responder José Souza março 18, 2019 at 11:44 am

      Que ótimo saber disso Ana! Buscamos sempre ajudar quem nos procura! ♥
      Quando precisar, estaremos a disposição!

    Leave a Reply