Saúde e bem estar

Saúde na Primavera: Entenda o que acontece4 min read

saúde na primavera

A primavera é uma estação adorada pelas pessoas, pois evidencia diversos aspectos da natureza, além de trazer aquele tempo bom, regado a sol, deixando o clima mais atraente para praticar esportes e se banhar nas cachoeiras! A saúde na primavera também é um assunto bem requisitado pelas pessoas e existem alguns fatores a serem considerados.

A primavera traz consigo diversos benefícios para a saúde, mas existe uma série de malefícios também, como as manifestações alérgicas e os problemas respiratórios. Portanto, é necessário cuidado e conhecimento.

Pensando nisso, elaboramos um artigo para ajudá-lo a entender melhor os benefícios e os malefícios à saúde na primavera. Boa leitura!

A estação das flores e frutas

Apesar de ser conhecida como a estação das flores, a primavera é um período em que frutas como a maçã, o morango e acerola alcançam o auge de nutrição e frescor. As frutas vermelhas e roxas possuem grandes concentrações de antioxidantes, ajudando a manter a pele e os demais tecidos saudáveis.

Elas possuem uma riqueza de substâncias que fornecem vitaminas, minerais, fibras e protegem o corpo dos radicais livres. Listamos, aqui, com ajuda da nutricionista, algumas frutas comuns da primavera que trazem benefícios para a sua saúde e beleza:

  • acerola;
  • ameixa;
  • maçã;
  • uva;
  • morango;
  • amora;
  • açaí; e
  • framboesa.

Os malefícios e os perigos da primavera

Apesar de, no Brasil, não termos estações tão bem definidas como em outras regiões do mundo, apresentando um clima mais instável ao longo dos meses, precisamos entender que é necessária uma adaptação às doenças que mudam junto com o calendário.

As doenças e os problemas que a sazonalidade causa nos Estados Unidos ou Europa (que possuem trocas de estações mais bem delimitadas) são diferentes do Brasil. Confira alguns exemplos.

Problemas respiratórios e alergias

A primavera aumenta o número de pessoas com manifestações alérgicas, além dos sintomas relacionados ao pó, ao pólen, às flores diversas e à diminuição da umidade no ar. Estes fatores e as mudanças de temperatura estão diretamente ligados ao aumento dos problemas respiratórios, afetando, com mais facilidade, crianças e pessoas idosas.

Pessoas com asma, rinite, problemas com tosse ou algum tipo de obstrução nos brônquios estão mais suscetivas a sofrerem esses problemas.

O ideal a se fazer para combater esses problemas é tomar bastante água e manter-se bem hidratado. Vale lembrar que muitas pessoas, durante esta época do ano e devido a fatores diversos, tendem a sentir menos sede, o que agrava a desidratação.

Arboviroses e aglomerações

Na primavera temos, também, as doenças relacionadas ao calendário escolar, causadas pela aglomeração de crianças de idades diferentes, o que favorece a disseminação de episódios de doenças de pele ou diarreia.

A volta do calor e do período chuvoso também aumenta o risco da proliferação de mosquitos, portanto, exige que a atenção seja redobrada nestas ocasiões.

Os cuidados e a prevenção

Com os devidos cuidados, é possível se proteger e evitar possíveis grandes complicações. Confira algumas dicas:

  • usar filtro antipólen no ar-condicionado;
  • evitar manter as janelas abertas e substituir, sempre que possível, por desumidificadores;
  • afastar-se de materiais que irritam as mucosas, tais como fumo, sprays, produtos químicos, entre outros;
  • usar óculos de sol para uma maior proteção contra pólen;
  • manter-se bem hidratado em todas as ocasiões;
  • fazer uso de produtos como capas antiácaros, aparelhos que cuidam do tratamento do ar, espaçadores (principalmente para asmáticos), entre outros.

Com essas informações em mãos, é possível que você e sua família façam bom proveito dos benefícios trazidos com a estação das flores e se previnam dos problemas e das doenças, garantindo uma melhor saúde na primavera para todos!

E aí, gostou do nosso texto? Pois aproveite, então, e compartilhe este artigo com os amigos em suas redes sociais, para que eles também fiquem preparados para as mudanças que a primavera traz.

CTA - Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up