Doenças comuns

Sinusite e Rinite: Descubra agora a diferença3 min read

sinusite

Quem nunca ouviu falar de doenças que terminam com “ite”? Tendinite, meningite, amigdalite, otite, nefrite… Quando falamos especificamente do trato respiratório, ele reúne diversas outras condições, como rinite, sinusite e bronquite.

De fato, esse sufixo é muito presente na medicina, retratando condições nas quais são observados processos inflamatórios. Nas doenças respiratórias isso causa muita confusão, visto que os sintomas são parecidos ou até mesmo iguais.

Portanto, vamos esclarecer neste artigo sobre a rinite e a sinusite, doenças diferentes, porém, muitas vezes, mencionadas sem distinção. Quer saber no que elas se diferem? Então, continue a leitura!

O que é rinite?

A rinite é uma inflamação nas mucosas nasais. Essa condição pode ser desenvolvida após uma infecção por vírus ou bactérias. Porém, a causa mais comum consiste em processos alérgicos provocados por partículas estranhas, como:

  • poeira;
  • pólen;
  • pelos de animais;
  • ácaros.

Seja a rinite infeciosa, seja a rinite alérgica, os sintomas mais observados são secreções, coceiras e congestionamento nasais. Eles são generalistas e característicos de doenças respiratórias.

O que é sinusite?

A sinusite, por sua vez, é uma inflamação nas mucosas dos seios paranasais. Essas estruturas são cavidades presentes nos ossos da face e preenchidas pelo ar. Além disso, contêm secreções que são drenadas para a região nasal.

Considerando que é necessário manter o fluxo do muco para outras regiões, quando algo impede essa passagem há maior predisposição para o desenvolvimento de infecções e inflamações, principalmente bacterianas.

Existem dois tipos de sinusite: a aguda e a crônica. Na primeira, a manifestação é caracterizada por crises, acompanhadas por secreção purulenta e dor facial. A crônica manifesta sinais e sintomas relacionados com a tosse e a cefaleia.

Quais as diferenças entre elas?

Antes de falarmos sobre as diferenças, é preciso entender o motivo da associação. Em muitos casos, a sinusite é uma condição desenvolvida após o indivíduo apresentar quadro de rinite.

Embora ambas ocorram nas vias aéreas superiores, a rinite está associada essencialmente à mucosa nasal. Por outro lado, a sinusite é consequência da inflamação nos seios paranasais.

Além da localização específica, as características das secreções também são diferentes. Na rinite, a coriza é mais aquosa e transparente. Na sinusite, apresenta consistência purulenta, além de ser mais esverdeada/amarelada.

É importante ressaltar que a dor e pressão internas provocadas pela sinusite não são observada na rinite. Todavia, nem toda cefaleia frontal é consequência da doença respiratória, sendo necessários exames de imagens complementares para esclarecimento do caso.

Como tratá-las?

Como manifestam condições diferentes, as condutas também são específicas para cada caso.

A rinite infecciosa, principalmente quando causa por vírus, é tratada sintomaticamente. Isso requer uso de descongestionantes nasais, por exemplo. Porém, a mais diagnosticada é a rinite alérgica. Nela, é viável o acompanhamento por um profissional especializado, que identificará as causas e indicará antialérgicos adequados.

A principal causa da sinusite é a infecção bacteriana; portanto, seu tratamento requer a administração de antibióticos. Pode ser necessária, também, a realização de exames de imagem ou rinoscopia, a fim de concluir o diagnóstico corretamente.

Ficou clara a diferença entre rinite e sinusite? Esperamos que sim! Embora muitas vezes as manifestações sejam semelhantes e no mesmo intervalo de tempo, são doenças diferentes, com certo padrão de consequência. Na dúvida, sempre procure por um profissional especializado. Assim, você recebe o tratamento adequado e melhora a sua qualidade de vida!

Agora que você sabe as diferenças entre a rinite e a sinusite, conheça os sintomas da rinite alérgica e qual o médico procurar para tratá-la .

CTA - Fácil ConsultaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up